A Reforma Tributária 2025 trará mudanças significativas para empresas de todos os tamanhos.
O objetivo é simplificar o sistema de tributação sobre o consumo, reduzindo a burocracia e tornando a arrecadação mais eficiente.
Se você é empreendedor ou gestor financeiro, entender essas mudanças é essencial para manter a conformidade e evitar prejuízos fiscais.
Acompanhe a leitura para entender tudo sobre as medidas tomadas pelo Governo.
As principais mudanças da Reforma Tributária 2025
A nova legislação tributária prevê a unificação de cinco tributos em um novo sistema de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, composto por:
Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), administrada pelo governo federal;
Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), gerido por estados e municípios.
Essa mudança elimina a cumulatividade dos impostos, evitando a tributação em cascata e tornando a cobrança mais transparente.
Ainda que essa nova regulamentação tenha sido aprovada, a sua transição ocorrerá só a partir de 2026, havendo uma fase de testes
com as novas alíquotas para CBS e IBS.
Além disso, a reforma estabelece alíquotas diferenciadas para setores da economia específicos como:
produtos da cesta básica com isenção total de tributos, produtos com imposto seletivos e ampliação do cashback.
Apesar da Reforma afetar principalmente as alíquotas de alimentos, imposto seletivo, profissionais e demais setores como da Saúde e da Educação,
existem pontos de atenção para quem possui negócios no Brasil. Vamos descobrir?
Como a Reforma Tributária afeta as empresas?
A nova legislação trará impacto direto na forma como as empresas calculam e pagam impostos. Algumas das principais alterações incluem:
Mudança na incidência de tributos
O novo modelo busca tributar apenas o valor agregado em cada etapa da cadeia produtiva, tornando o sistema mais justo e transparente
Fim dos incentivos fiscais
Algumas isenções estaduais serão revistas para garantir um sistema tributário mais homogêneo. Contudo, essa mudança será feita de forma gradual até 2032.
Crédito tributário mais eficiente
As empresas poderão recuperar impostos pagos em etapas anteriores do processo produtivo de forma mais simplificada.
Novo Imposto Seletivo
Produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente terão tributação específica, havendo maior taxação para produtos como o álcool e o cigarro.
Quando a reforma entra em vigor?
A implementação da Reforma Tributária será gradual. Em 2026, entra em vigor uma fase de testes,
e a transição completa está prevista para ocorrer até 2033. Isso significa que as empresas têm um período para se adaptar às novas regras.
Contudo, as empresas que se anteciparem às novas regras, estarão mais preparadas para as mudanças e, consequentemente, poderão evitar quaisquer prejuízos ou problemas na sua gestão financeira.
Como sua empresa pode se preparar para a Reforma Tributária?
Apesar das mudanças acontecerem de forma gradual de 2026 até 2032, você deve se antecipar a essa reforma para evitar prejuízos futuros para sua empresa e o caminho para isso está em:
Revisar processos internos: Avalie como as mudanças afetarão seu fluxo de caixa e a estrutura de custos.
Atualizar sistemas contábeis e fiscais: Certifique-se de que seu software de gestão financeira estará preparado para as novas alíquotas e regras de crédito tributário.
Readequar os processos do departamento tributário: avaliar como estão os processos e identificar pontos de ajustes no departamento.
Buscar consultoria especializada: Contar com especialistas em contabilidade e tributação é essencial para garantir uma transição tranquila.
Esse pode ser um desafio para muitos Empresários, mas você não precisa passar por isso sozinho. Nosso grupo especializado está atento às tendências dessa Reforma e poderá servir como apoio nas suas tomadas de decisão.
A Confirmy pode te ajudar
Com tantas mudanças, a adaptação ao novo modelo tributário pode ser um desafio. A Confirmy oferece consultoria estratégica para ajudar sua empresa a compreender e se ajustar à Reforma Tributária, garantindo conformidade e evitando surpresas fiscais.
Precisa de ajuda para planejar sua estratégia tributária? Entre em contato com a Confirmy e conte com especialistas para tornar essa transição mais segura e eficiente!